O SIGNIFICADO DE “NAMASTÊ”

Namastê é um cumprimento em sânscrito que tem o significado literal de “eu me curvo perante a ti”.

Namastê é utilizado em todo o sul da Ásia como um cumprimento e saudação entre pessoas, tendo atualmente mais o significado de “eu saúdo a você”. É muito usado principalmente na Índia e no Nepal, pelos hindus, sikhs, budistas e jainistas. A cultura indiada e a cultura nepalesa manda fazer o cumprimento no início de qualquer comunicação entre duas pessoas, fazendo-se um gesto com as mãos dobradas, como em oração, sem ser necessário falar mais nada.

Em sua forma mais tradicional e formal, o Namastê é conhecido como namaskar, ou mesmo namaskaara, mantendo em qualquer de suas manifestações o mesmo significado de extremo respeito pelo interlocutor.

Segundo os seguidores das religiões indianas, Namastê é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para com o outro, já que está mostrando o mesmo respeito que devemos ter com Deus, pois Namastê, no seu significado mais amplo, tem o significado de “o Deus que habita no meu coração saúda o Deus que habita no seu coração”. Isso mostra que, independente da religião de cada um, o mais importante é o respeito entre as pessoas, sem que a crença seja um obstáculo para sua melhor comunicação.

Namastê, muito além de um cumprimento entre as pessoas, para os indianos é a percepção máxima de que todos os seres humanos compartilham da mesma essência, utilizam da mesma energia para se manifestar como seres vivos, convivem no mesmo universo, o que faz que todos sejam iguais perante a divindade, trazendo, desta forma, a força pacificadora mais intensa, para que as pessoas saibam como devem se respeitar.

Na prática do Yoga, Namastê também é um cumprimento bastante utilizado, dizendo-se ao instrutor pelo discípulo, demonstrando que o praticante de Yoga é um criado de Deus, presente entre os humanos.

A aplicação do cumprimento Namastê deve ser feita com as mãos juntas em frente ao tórax, com uma ligeira curvatura da cabeça e dos ombros, mostrando desta forma o profundo respeito que se tem pela pessoa que está sendo cumprimentada. Quando se quer mostrar ainda mais respeito, coloca-se as mãos em frente à testa e, no caso de reverência a uma divindade ou um elemento mais santo entre os humanos, como um lama (sacerdote budista) as mãos devem ser colocadas completamente acima da cabeça.

Algumas regiões da Índia, principalmente onde se fala o idioma punjabe, o cumprimento Namastê não é só utilizado para a saudação entre hindus, mas é aplicado para toda e qualquer pessoa.

(Fonte : significados br)

Namaste ,massagem tântrica em Brasília ,massagem em hotéis ,massagem tântrica Brasília,massagem em Brasília asa norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *